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Pós-Graduação Lato Sensu EM Linguagem, Educação, História E Movimentos Sociais para fiados à FETEMS – Professores e Técnicos-Administrativos

– Edital Nº 01 /2024 CPLIL/UEMS, 10 de abril de 2024 / Diário Oficial Eletrônico n. 11.463 11 de abril de 2024 Página 80

– Parceria NEAD – Núcleo de Estudos em Análise do Discurso/UEMS e FETEMS – Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul

– Período de inscrição: 11/04/2024 a 23/04/2024 / – Vagas: 70 / – Aulas presenciais: sábado das 08h às 18h / – Inscrição: https://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal / Formulários: https://www.uems.br/cursos/ pos-graduacao/linguagem-educação-historia-e-movimentos-sociais-especializacao-campo-grande .

– Unidade Universitária Santo Amaro – CG-MS

– Objetivos Específicos: a) Contribuir na formação dos professores e técnicos administrativos filiados à FETEMS a partir questões relacionadas a educação com interface com a linguagem, história e movimento social; b) Possibilitar a problematização da educação a partir de questões relacionadas a prática docente em seus aspectos políticos, históricos e pragmáticos relacionado aos movimentos sociais; c) Possibilitar a reflexão sobre a história do professor e a prática docente e suas interfaces com a política e o cotidiano da vida docente; d) Proporcionar uma reflexão sobre a necessidade de um arquivo didático-pedagógico do professor e dos movimentos sociais dos quais faz parte; e) Aperfeiçoar as habilidades teórica e metodológica.

Linhas de pesquisa: a) Linguagem, Ensino e Movimentação Social: a linha busca refletir a dimensão tanto teórica quanto prática a partir a questão de ensino e sua dimensão institucional, social e política; b) Educação e Movimentação Social: a linha busca refletir a dimensão tanto teórica quanto prática a partir a questão da Educação e sua dimensão institucional, social e política; c) História e Movimentação Social: a linha busca refletir a dimensão tanto teórica quanto prática a partir a questão da História e sua dimensão institucional, social e política; d) Discurso, Sujeito e Poder: a linha busca refletir a dimensão tanto teórica quanto prática a partir de questões relacionadas a posição do sujeito professor e do aluno em relação ao discurso, poder e ideologia.

– Disciplinas: – Perspectiva Filosóficas e Metodológicas: Fenomenologia, Estruturalismo, Positivismo e Materialismo Histórico / – Estudos Linguísticos: funcionamento da linguagem / – Análise do Discurso: produção e circulação dos sentidos nos movimentos sócios históricos / – Estado Brasileiro e as Políticas Educacionais / – Transmídia, Corpos Políticos, Processo de ressemiotização e construção dos sentidos / – Comunicação Social Contemporânea: da Escola de Frankfurt às Redes / – Análise de Conjuntura: Texto, Enunciação e Discurso / – Oficina de Elaboração de Projeto TCC / – Linguagem: propaganda e fake News / – Os sentidos constituindo o espaço da Mulher nos Movimentos Social / – Diversidade social: Negro, Indígena e LGBTQI+ / – Discurso, Sujeito, Poder e Militância Política / – Oratória e Formação Social / – História, Educação e Movimento Social e Sindical / – Cinema e Movimento Social / – Literatura e Movimento Social / – Políticas Educacionais e o Papel do Estado / – Documentário e Movimento Sindical / – História do Jornalismo com as Suas Interfaces com Movimentos Sociais / – Produção de Material

Didático–Pedagógico e Político.

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– Site: https://www.uems.br/cursos/pos-graduacao/linguagem-educacao-historia-e-movimentos-sociais-especializacao-campo-grande

Contato:

Profa. Ma. Flávia Cavalcanti Gonçalves

Coordenadora

flaviacg@ums.br / flacavalcantigoncalves@gmail.com